O creme de leite é produzido a partir do processo de extração da  gordura do leite. A partir desta separação, vem o creme de leite, que é a parte mais nobre e gorda do leite.

Vamos entender as diferenças entres os cremes de leite:
Creme de leite fresco:  é pasteurizado, tem prazo de validade menor e é o tipo com maior percentual de gordura. 30% a 35%, sem aditivos, assim, é a melhor opção. Em seus ingredientes só constará: creme de leite pasteurizado;
- Creme de leite em lata: é esterilizado, tem maior tempo de validade, pode conter espessantes. O percentual de gordura é até 25%. Em seus ingredientes constam: creme de leite e estabilizante fosfato dissódico;
Creme de leite em caixinha: possui validade longa e tem menor percentual de gordura, até 20%. Além disso, é comum haver espessantes e leite em pó, além de outros itens artificiais em sua composição, o que se torna a opção menos indicada, pois a orientação é evitar alimentos processados e com aditivos químicos. Em seus ingredientes constam: creme de leite, soro de leite e estabilizantes goma xantana, goma jataí, goma guar, carragena, fosfato dissódico e citrato de sódio.
Orientamos o seu uso a partir da fase 2, podendo ser utilizado em receitas de pães, smoothies, molhos, etc.

Dicas:
- O creme de leite fresco é encontrado em geladeiras nos mercados, perto das manteigas, pois precisa de refrigeração;
- Fique atento(a) ao rotulo, deve conter apenas creme de leite pasteurizado;
- Fique atento(a) ao prazo de validade, não é longo igual ao creme de leite em caixinha;
- Existem receitas caseiras, então, tome cuidado com as que levam amido de milho, ovo, gordura vegetal, margarina e etc.